Parcerias estratégicas no meio digital

Parcerias são oportunidades de ganho mútuo e tem sido uma forma estratégica de projeção, seja no âmbito presencial ou virtual. Mas hoje trataremos do contexto digital.

Antes de começarmos a dar os primeiros passos para a formação de parcerias, devemos ter em mente que uma parceria significa estabelecer uma relação de ganha-ganha e não de perde-ganha. As partes envolvidas devem sentir que estão sendo beneficiadas por aceitarem ou fazerem uma proposta, e, caso as expectativas (confirmadas pela parte que propõe) não sejam atendidas, é hora de reformular a estrategia ou, até mesmo, desfazer o negócio.

Com essa informação em mente, vamos começar? Listei abaixo um passo a passo bem simples para que possamos fazer parcerias construtivas e termos resultados positivos. Vale lembrar que apesar das dicas serem universais, a forma de execução de cada passo podem variar de acordo com o seu foco:

1) Faça uma lista dos possíveis parceiros

Crie uma tabela com o nome do possível parceiro, nome do site (caso tenha) e link para Redes Sociais. Reserve uma coluna para escrever qual a proposta (veremos no passo a seguir) e uma de contato para indicar se a proposta foi feita ou não.

2) Pense na proposta individualmente

Com a tabela criada e alimentada com as informações do passo anterior, você deve pensar em cada possível parceiro individualmente, para definir a melhor abordagem, o que seria interessante oferecer, o que seria interessante solicitar em contrapartida e qual a melhor forma de fazer contato (presencial, e-mail, telefone,  redes sociais). Resuma essa resposta em poucas palavras e preencha o campo ‘proposta‘.

3) Faça o contato

Com essa organização a probabilidade de aceitação da parceria torna-se muito maior. Portanto, ao fazer o contato por meio do melhor canal estudado, seja sempre realista e apresente sua ideia de forma prática, principalmente se a forma de contato for virtual, porque muitas vezes o possível parceiro esta envolvido em outras atividades simultâneas, por isso, simplifique.

4) Faça o acompanhamento

Firmou uma parceria? Ótimo! Agora cumpra o que se dispôs a cumprir da melhor maneira possível e, principalmente, faça o acompanhamento da sua parceria. Reserve um tempo para ver como seu parceiro tem cumprido o que combinaram e mostre-se presente, elogiando o que te agradar.

Se você chegou até aqui mas não conseguiu imaginar quais são as possíveis parcerias virtuais que podem ser realizadas em prol do seu negócio, vou te ajudar com alguns exemplos:

  • Autores: Se você possui um livro, faça parcerias com blogs e canais que possam  ler sua obra e produzir resenhas. Ofereça seu livro gratuitamente para profissionais competentes e divulgue o resultado da produção do seu parceiro.
  • Blogueiros: Faça parcerias com outros blogueiros que tem o mesmo público que o seu, não fique com o pensamento retrogrado de que são sua ‘concorrência’ , pois se o seu conteúdo e bom e o do seu parceiro também, vocês estão unindo forças. Tem um blog de moda? Faça parcerias com blogs de moda. De mídias sociais? Faça parceria com blogs de mídias sociais e assim por diante.

O passo a passo que descrevi acima serve para organizar as parcerias, principalmente quando você tem uma ação especifica que comporta várias, como por exemplo, um evento. Mas a lógica serve para qualquer situação, mesmo que seja uma única parceria, na qual não haja necessidade de criar uma tabela, faça o passo a passo mentalmente e você notará o quanto fica mais fácil fechar a parceria.

Uma última dica: Participe de grupos, seja ele no Facebook, no Google+ ou no canal que preferir. Claro, grupos que tenha afinidade com seu perfil. Lá você vai encontrar pessoas com perfil semelhante ao seu, portanto, maior probabilidade de fechamento de parcerias.

Lembre-se: “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer nada, não existirão resultados ” – Mahatma Gandhi

Publicado em 02/11/16 no Café digital.

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