Com poucos dias de diferença, participei de dois eventos literários, a Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) e o Wellness Club, da minha querida Editora Perensin. Foram as primeiras vezes que participei de eventos com vários autores ao mesmo tempo. É cansativo, frustrante, divertido, educacional, caótico e tudo ao mesmo tempo. Muitos não gostam desse tipo de evento, mas é muito importante para autores iniciantes. É uma oportunidade de conversar com leitores e outros autores e, claro, vender alguns livros.
Nessas experiências, peguei algumas dicas e aprendi alguns truques que podem ajudar quem vai participar pela primeira vez:
- Planejamento, planejamento, planejamento: Você se inscreveu ou foi selecionado para o evento. Bem antes da viajem comece a planejar e não deixe nada para a última hora. Onde você vai ficar? Se possível perto do local do evento. Quanto mais cedo alugar, melhor. Como você chegará lá? Carro, ônibus avião? Compre passagens com antecedências. O que você levará na viagem? Arrumar a mala com cuidado é importante.
- Dinheiro faz o mundo girar: Não conte em ter uma estrutura de vendas, especialmente em eventos menores. Crie uma chave de Pix e encomende uma plaquinha de acrílico com essa chave. São baratas e resistentes. Em Pirenópolis tive que improvisar e não ficou bonito. Outra dica é colocar um app de pagamentos por cartão no celular, como a Infinity Pay ou o Mercado Livre. Tem uma taxinha, mas é melhor do que perder a venda.
- Seu leitor que conhecer você: As pessoas em feiras de livros, festas literárias e outros eventos gostam de ler e querem conhecer os autores. Seja simpático. Fale de seu livro, do seu processo de escrita e se possível crie um pouco de suspense para atrair o leitor. E se ele tiver alguma sugestão, anote. Quem sabe se é uma boa ideia? Se a venda não acontecer, não fique chateado. Acontece.
- Vamos conhecer os vizinhos? : Os outros autores estão lá para vender livros e se divertir. Como você. Então, trate-os como colegas e aprenda com eles. Eu consegui várias oportunidades interessantes para participar de eventos e ideias para melhorar os meus livros. E talvez você consiga um novo amigo ou amiga.
- Propaganda é a alma do negócio: Tenha um banner, um cenário ou um truque. Ou os três! Faça um bom banner de seu livro, monte um cenário na sua mesa. Eu usei caveiras e uma promoção para quem comprasse o livro para atrair leitores. Uma outra autora tinha um saci dentro de uma garrafa, já que o livro dela tratava de folclore. Um outro pendurou lâmpadas de Natal no banner. Garante as vendas? Não. Mas se ninguém vê você, ninguém compra de você.
- Autocuidado é um ato de amor: Dependendo do evento, você pode ficar sentado horas por dias seguidos. Pode estar bem quente no dia. Ou frio. Então cuide de você mesmo! Beba água, use roupas adequadas, mantenha uma boa postura e alongue-se de tempos em tempos para evitar dor na coluna. Deixe um lanche leve à mão. Em resumo: Cuide-se bem para aproveitar o evento.
- Ajuste as expectativas: Claro que seu livro é ótimo e você quer vender um monte deles, mas isso leva tempo e você tem que se mostrar várias vezes. Centenas de livros são lançados todos os anos e o seu pode ser um sucesso um dia! Mas isso exige trabalho e persistência. Aproveite o evento, aprenda e se prepare para tentar vender mais da próxima. E comemore cada venda, pois é um passo na jornada.



