Como escrever um autografo?

Uma vez eu fui assinar um livro para dois autores meus. Enquanto eles olhavam o que eu escrevia, um deles disse que não fazia ideia do que escrever quando fosse assinar os dele. Minha resposta foi: “Ah, eu vou dar um curso sobre isso um dia” – eu estava brincando, mas eles acreditaram. Isso mostra que ter dúvidas na hora de escrever algo para seus leitores é PERFEITAMENTE comum. Por isso, vou te ajudar com algumas dicas neste artigo rápido!

SEJA PESSOAL

Nada melhor que sentir que o autor escreveu aquilo exatamente para nós, não é? Procure colocar algum traço que mostre que aquele autografo é único – uma memória, um apelido, um desejo, uma característica do leitor. Apenas tenha atenção com o grau de intimidade: outras pessoas vão ler…e nem sempre aquele apelido – por exemplo – é de conhecimento geral.

TENHA DUAS FRASES OU PALAVRA DE INSPIRAÇÃO


Muitos autores assinam escrevendo a mesma frase sempre: isso é um erro (a menos que sua pilha seja enorme e você esteja correndo contra o tempo). Por isso, é importante você ter algumas frases ou palavras para poder modificar na hora do autografo. Por exemplo, se é um livro de autoconhecimento, você pode pensar em algo como “seja bem-vindo a você mesmo”.

MESCLE FRASES SIMPLES


Além de ter uma frase mais personalizada (que remete diretamente a seu livro) você pode deixar algumas introduções e conclusões prontas na mente. Vou te dar algumas opções para você incluir o que quiser, ok?

  • Desejo que este livro…
  • Que essa leitura lhe faça…
  • Que você tenha ….. ao ler esse livro!
  • Boa leitura no universo de …(nome do personagem principal, cidade ou outra referência).
  • Torço para que você…
  • Acredito muito que estas páginas…

Gostou das dicas?
Se você é autor ou pretende ser: essas ideias podem salvar você em sua noite de lançamento e no seu dia a dia. Por isso, continue me acompanhando aqui no BLOG pois eu daria várias dicas por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *