Você está rolando a sua timeline vendo algumas atualizações, fotos e de repente surge uma voz e sua tela começa a ganhar movimento. É inevitável: você acaba vendo aquele vídeo. E, caso sua configuração não permita que isso ocorra automaticamente, aquele chamativo botão play torna-se uma grande tentação, não é mesmo?
Muitas vezes nos esquivamos de assistir um comercial na televisão, trocando de canal, enquanto, ao navegar pela internet, acabamos clicando o play para entender o porquê de tanta repercussão, comentários, curtidas e compartilhamentos. E, até mesmo ao estudar para uma prova ou nos preparar para uma apresentação, fazemos do Youtube nosso aliado. Estes são alguns simples exemplos da disseminação da cultura dos vídeos e o que eles são capazes de proporcionar.
Precisamos reconhecer a oportunidade que este meio proporcionou ao marketing digital, pois atualmente esta ferramenta tem sido um portal para comunicação mundial. Mas, como começar ?
- Tenha conteúdo:
Mais do que saber sobre sua marca ou produto, as pessoas desejam assistir algo que tenha relevância. Você mesmo já deve ter notado a facilidade que temos em deixar qualquer coisa pela metade (às vezes nem chegamos a isso) quando o objeto em questão não tem alguma informação interessante; com os vídeos não poderia ser diferente.
- Pesquise sobre o assunto:
Pesquisar é sempre fundamental antes de começar qualquer projeto, inclusive produção de vídeos. Inclua em sua pesquisa casos de sucesso e aprenda com os melhores sem imitá-los, mantendo sua personalidade. Aproveite para entender o que esta em alta e tem chamado mais atenção.
- Faça um investimento à altura do retorno que estima obter:
Esse investimento pode referir-se à diversificadas possibilidades que vão desde investir seu tempo em gravações à contratar um profissional da área ; o importante é que o investimento exista.
Vemos uma grande aderência ao uso de vídeos que tem uma ordem sequencial, gerando uma medida de curiosidade. Podemos ver isso nos vídeos da Intimus, que lançou 6 curtas de “Maria- Elas não vão com as outras”, e, desde então, tem publicado episódios divididos por temporadas, e… Já estão na 3 temporada! O interessante desses curtos vídeos é que a Intimus utiliza o dia a dia das mulheres para criar Rapport, mais interessante ainda é que tem gerado ótimos resultados.
Para fecharmos este tema com chave de ouro, preciso compartilhar com vocês 4 motivos para aderir ao uso desta ferramenta, segundo a especialista em produção e edição de vídeos, Eliane Paulo:
- Aumento de sua visibilidade: “Ser notado” torna-se muito mais fácil;
- Conecta pessoas: Por meio do que você transmite, torna-se capaz de conectar não apenas clientes ao seu negócio, mas também pessoas com interesses em comum;
- Compartilhar informações: A informação que você tem pode ser a necessidade que o outro procura saciar;
- Você consegue atingir seu público de forma ampla: Por meio de vídeos, você consegue alcançar as pessoas auditivas, cinestésicas e visuais.
Como ela costuma dizer, ‘é normal ouvimos que só temos uma vida completa quando plantamos uma árvore, escrevemos um livro e temos um filho; mas, hoje em dia, porque não incluir a publicação de um vídeo ?’.
Publicado em 05/10/16 no Café digital.